#

30 jul: Baixa adesão acontece também em vacinas contra câncer

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os níveis de cobertura de todas as vacinas estão abaixo da meta ideal. Há uma baixa adesão à vacinação que inclui também a imunização contra alguns tipos de câncer. Segundo relatório recente feito pela Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de cobertura entre as crianças caiu no Brasil nos últimos três anos.

#

27 jul: Biofarmacêutica AbbVie cresce 17,1%

Por conta de seu desempenho operacional em Pesquisa e Desenvolvimento e à performance de produtos chaves em Imunologia, Oncologia e Virologia, a companhia biofarmacêutica AbbVie teve crescimento global de 17,1%, no segundo trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.  Importante salientar que, avaliando os resultados acumulados até julho, a expectativa de crescimento para o semestre é de 39,5%.

#

26 jul: Estresse aumenta leucócitos e causa doenças cardiovasculares

Pesquisa da Escola Médica de Harvard em Boston demonstrou, pela primeira vez, a ligação entre o estresse e as doenças cardíacas. Os cientistas concluíram que a produção excessiva de células brancas (leucócitos) é a causa do problema. Vale lembrar que, segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. E o estresse é apontado como uma das principais causas de infarto e Acidente Vascular Cerebral. 

#

20 jul: Novamed compra Multilab com aposta de elevar  produção para 120 milhões de unidades

A Novamed, pertencente ao Grupo NC (que também é detentor da EMS) assumiu oficialmente, em 12 de julho, a totalidade dos negócios do laboratório Multilab, em São Jerônimo (RS). O novo controle acionário foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em 22 de junho. Com a decisão do órgão, o Grupo NC passa a ser o responsável pela unidade fabril e incorpora todo o portfólio de produtos da Multilab.

#

19 jul: USUÁRIOS MADUROS COMPRAM MAIS MEDICAMENTOS PELA INTERNET

Na contramão da maioria das compras digitais, os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) são mais adquiridos pelo público mais maduro, ou seja, entre 35 e 44 anos! Essa é a conclusão da pesquisa realizada pelo Farmácias APP, com base nas compras realizadas na plataforma no primeiro trimestre deste ano. Essa faixa etária tabém foi a campeã de compras de produtos de higiene pessoal, itens de beleza e perfumaria. A maior prevalência de compras em pessoas mais maduras refletiu um índice de 62% das transações. Na sequência, aparece a faixa etária de 25 a 34 anos, com 21% das compras.

#

18 jul: PESQUISADORES DESENVOLVEM COMPOSTO QUE INIBE MELANOMA

Uma equipe internacional de pesquisadores de cinco universidades desenvolveu um novo composto que é uma esperança para tratamento do melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. “Segundo o estudo, o composto Corin inibe com sucesso o crescimento de células de melanoma ao direcionar proteínas modificadoras epigenéticas específicas dessas células”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

#

16 jul: ANVISA REGULAMENTA SUPLEMENTOS

Os suplementos alimentares passaram a contar com uma regulamentação específica. A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou um novo marco regulatório para estes produtos, que podem conter em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos.