All for Joomla All for Webmasters

Neste Dia Internacional das Mulheres, eu gostaria de contar a história de uma grande empreendedora para poder representar todas as outras mulheres que se superam e que transpõem obstáculos profissionais e pessoais. Assim, logo me lembrei de uma grande amiga, Daniela Silva, empreendedora e guerreira. É a história dela que está retratada aqui. 

 

Daniela Silva nasceu na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Desde a infância, sonhou em ser dentista, motivada principalmente pela influência dos dentistas de sua família.

Durante a adolescência, mudou-se para a cidade de Ribeirão Preto, onde fez o ensino colegial. Sua meta era passar em uma universidade federal ou estadual e, para isso, contou com o apoio incondicional de seus pais, que faziam de tudo para que essa meta de vida pudesse se tornar realidade.

Em seu primeiro vestibular, não conseguiu avançar para a segunda fase, mas isso não fez com que ela desistisse. Pelo contrário, Daniela iniciou uma trajetória de dois anos de cursinho pré-vestibular ,mas, ainda assim, continuava distante da realização de seu sonho.

Verdadeira vocação

Nessa trajetória, durante uma prova prática de odontologia em uma universidade, a jovem percebeu que essa não era sua verdadeira vocação. Ela queria, na verdade, fazer Engenharia Química, o que, no início, foi uma decepção para sua mãe.

Em 1998, Daniela Silva prestou o vestibular para Química, em uma universidade estadual em Londrina, no Paraná. Essa prova foi feita sem o conhecimento de seus pais, todos achavam que ela prestaria o vestibular para a faculdade de Engenharia Química.

Para a felicidade da jovem estudante, ao sair o resultado do processo de seleção, seu nome constava na lista de aprovados. Mesmo assim, ela continuou o cursinho e passou a se inscrever para vestibulares de Química e Engenharia Química em diversas universidades estaduais e federais por todo o Brasil, não medindo esforços para viajar e fazer as provas.

A preferência de Daniela era por uma universidade específica: a UFSCar! Ela não passou na primeira chamada dessa universidade, mas já havia sido aprovada em Química, na Unesp, e em Engenharia Química, na Faenquil. Decidiu fazer Engenharia Química, conversou com seus pais e eles a apoiaram. Depois disso, Daniela se mudou para a cidade de Lorena, no interior do Estado de São Paulo, município próximo à Aparecida.

Mudança de vida

Foi com emoção que seus pais e seu irmão a levaram até seu novo lar, pois a jovem nunca havia saído de casa antes disso. Agarrando a oportunidade de receber uma formação de excelência, Daniela iniciou sua nova trajetória, mas, um mês depois, recebeu o resultado da terceira chamada da UFSCAR, e seu nome constava na lista. A felicidade foi imensa!

De matrícula feita na universidade de seus sonhos, Daniela se mudou novamente. A partir desse momento, a jovem iniciou sua vida profissional. Foram tempos difíceis, com renda curta. Para ajudar no custeio do curso, Daniela passou a almejar a iniciação científica. Após três meses de tentativas, conseguiu uma bolsa CNPq.

Durante os cinco anos de universidade integral, com algumas reprovações em matérias, dificuldades financeiras e muito esforço, a jovem estudante chegou à fase de conseguir um estágio. O desafio novamente foi grande. Várias entrevistas, dinâmicas e muitas negativas, até que conquistou seu primeiro estágio em uma indústria farmacêutica multinacional, no ano de 2003.

A conexão com o mercado profissional e a conciliação de estudo e trabalho não foram fáceis. O estágio era na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, e ela seguiu firmemente. Ao final do contrato, o gestor da empresa anunciou que não havia uma vaga efetiva, o que fez com que Daniela passasse a procurar uma nova vaga de emprego. Novamente, passou por várias entrevistas até conseguir seu primeiro emprego efetivo.

Sentiu o machismo na pele

Foi um marco de sua trajetória profissional. Daniela acumulou passagens por empresas de diversas cidades e Estados brasileiros. Um dos momentos marcantes foi quando ela decidiu largar seu emprego fixo em Mogi das Cruzes, vendeu tudo o que tinha e se mudou para Recife, onde sentiu na pele o “machismo” em não ser respeitada como Cargo de Liderança,  até que, em um momento estratégico, ela se viu tomada pelo espírito do empreendedorismo, dando início à construção de seu maior projeto: a MD Consultoria.

Ao longo de nove anos de mercado, a empresa se consolidou, tornando-se uma referência para o setor. Desde 2015, a MD Consultoria vem sendo premiada na área de empreendedorismo por institutos internacionais e brasileiros. A empresa já fez auditorias internacionais no Chile, EUA e na Colômbia, além de ter ministrado treinamentos em todo o Brasil, passando pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Amazonas.

Desde 2014, a empresa vem investindo na propagação da área de Qualificação e Validação, por meio de iniciativas pessoais de Daniela, que atualmente possui seis grupos de WhatsApp de Q&V, um grupo e uma fanpage no Facebook com mais de 1k seguidores, além de ter lançado, em 2017, um e-book de perguntas e respostas da área de Q&V.

Marco  histórico

Em março de 2018, Daniela Silva conquistou mais um marco histórico em sua vida profissional: o lançamento da Revista Digital de Q&V, com artigos escritos pelos membros dos grupos, e o lançamento da Mentoria em Q&V.

Foram muitos desafios e também muitas conquistas ao longo de toda a sua trajetória profissional, e o que fica claro nessa história de superação é que, ao invés de buscar estabilidade e um bom salário, a empreendedora Daniela Silva buscou, em primeiro lugar, a realização de seus sonhos.

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, Daniela não se preocupou em construir uma carreira de sucesso em uma grande empresa por décadas, fincando raízes. Ela se preocupou em construir sua própria empresa, um negócio sólido e de sucesso.

Hoje, a Engenheira Química, Daniela Cristina da Silva, é um exemplo a ser seguido no campo do empreendedorismo e uma prova clara de que esforço, dedicação, apoio familiar e inovação são as peças-chave para uma carreira bem-sucedida!

Deixe seu comentário