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Férias e finais de semana são motivos de alegria, diversão e descanso. Porém, para cerca de um terço da população trabalhadora (33%) essas ‘pausas no trabalho’ são sinônimos de tensão e não são suficientes para superar a exaustão da qual estão acometidos.

O fato é que o bem-estar e até mesmo a produtividade estão estreitamente relacionados à angústia e à insegurança com o trabalho. A crise econômica e o medo do desemprego pioraram a situação entre os brasileiros. Os farmacêuticos clínicos têm condições de investigar o problema e encaminhar o paciente ao atendimento médico.

Pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR) revelou que cerca de 33% dos brasileiros economicamente ativos apresentam sintomas da Síndrome de Burnout.  Ou seja, quase 1 em cada 9 pessoas está dentro de um ciclo de esgotamento físico e psíquico por causa de condições extenuantes no ambiente de trabalho. O País está atrás apenas do Japão na lista elaborada pela Associação.

Incapacitados no trabalho

O estudo mostra ainda que 94% dos entrevistados relataram que se sentem incapacitados para trabalhar, mas continuam por medo de serem demitidos. Por trás dessa falta de ‘capacidade’ estão as três dimensões da Síndrome de Burnout. A primeira é a exaustão, que vai muito além do cansaço. Isso porque férias ou o final de semana não resolvem a fadiga. O problema ainda perpassa por um sentimento de ‘rua sem saída’ e despersonalização (ceticismo), além da falta de produtividade (ineficácia).

5 características que definem o Bournout:

• Sensação constante de negatividade, como se nada fosse dar certo;

• Falta de vontade para fazer atividades sociais ou estar com outras pessoas;

• Falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir na academia ou ter um sono regular;

• Sentimento de que não se está fazendo o suficiente dentro e fora do trabalho;

• Dificuldade para gostar das mesmas coisas que se gostava anteriormente.

5 dicas para superar a doença:

• Organize seu tempo, definindo suas prioridades;

• Preze pela qualidade de vida, reservando um tempo para o lazer, para a família e os amigos;

• Faça exercícios e/ou atividades que dão prazer;

• Fale com alguém de confiança sobre as dificuldades pelas quais está passando. É importante também conversar com seus superiores no trabalho sobre eventuais problemas que esteja enfrentando;

• Relaxe! Atividades como ioga, pilates e meditação podem ajudar muito.

Medicina do Trabalho 

O médico do trabalho pode ajudar tanto na detecção inicial dessa doença quanto tratar dos fatores estressores psicossociais que possam vir a causá-la. Em caso de ocorrer, esse profissional tem chances de a identificar precocemente, para que haja um tratamento adequado e um desfecho favorável para a empresa e para o trabalhador, indica a  POSFG.

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